Corpo de Verão. Não, corpo de biquíni o ano inteiro!
5 dicas para se alimentar melhor
O calor está a aumentar e a roupa a diminuir… que bom. Mas também é a altura do ano mais temida para quem tem aquela gordurinha a mais e aquela perna menos definida.
Esta preocupação devia ser de todo o ano, mas a verdade é que não o é. Só se começa a pensar nisso uns meses antes do calor.
Nada está perdido, uns exercícios a mais e uma alimentação mais equilibrada e conseguimos lá chegar.
Vamos à primeira parte…comidinha da boa. Muitas pessoas não seguem uma dieta (entenda-se regime alimentar) saudável por falta de vontade e tempo. A verdade é que é isso é apenas uma desculpa. Se optar por alimentos frescos e não os processados já é um ótimo caminho.
DEIXAMOS-LHE UMAS DICAS:
1
OBRIGUE-SE A BEBER ÁGUA!
Com o calor dá-nos mais vontade de beber água, mas por vezes esquecemo-nos de o fazer. Manter o corpo hidratado significa que ele funciona de forma eficiente e que tem capacidade de queimar gordura. Para além de que ajuda a manter a sensação de saciedade.
Quanto? Depende de quantas calorias gasta e de fatores externos, mas deverá ingerir entre 1,5 e 2,5 litros de água por dia.
2
AUMENTE A INGESTÃO DE PROTEÍNAS E TROQUE OS CEREAIS BRANCOS POR INTEGRAIS
Os hidratos de carbono simples digerem-se mais rápido por serem hidratos simples do que os integrais que não são refinados. Não esquecendo todos os benefícios que têm para a saúde. De qualquer das formas, a proteína deverá estar em maior quantidade na refeição do que os hidratos. Porquê? A proteína é o macronutriente que mais calorias gasta durante a composição dos alimentos, por isso mais proteína significa mais calorias gastas.
3
FAÇA VÁRIAS REFEIÇÕES AO DIA
Comer também gasta calorias! Sim é verdade!
O processo de digerir a comida e “preparar” os nutrientes para serem absorvidos, implica um gasto calórico. Por isso, faça várias refeições ao dia e coma pouco de cada vez. Alimentos mais calóricos não significam mais calorias perdidas, pelo contrário!!!
4
PASSA O DIA, DIMINUEM OS ALIMENTOS
Durante a noite o corpo está em repouso, o metabolismo é mínimo e por isso não precisa de alimentos. Pelo contrário, ao iniciar um novo dia é necessário repor energias e criar força para enfrentar o dia. Por isso, o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia e na qual deverá dar especial atenção. Alimentos nutritivos são super importantes para dar este “boost”. Conforme o dia vai passando e aproximando-se do fim do dia, vai precisando cada vez menos de alimentos. Pré e pós treino são exceções à regra.
5
COMA ESTES ALIMENTOS
Há alimentos que não pode dispensar na sua rotina alimentar. São alimentos ricos (proteínas magras e completas, ácidos gordos essenciais e fontes de energia) importantes para o bom funcionamento do corpo.
Damos-lhe alguns exemplos: batata doce, aveia, quinoa, arroz, peito de frango e de peru, atum (natural), pescada, ovos, fruta, sementes e frutos secos e legumes ou vegetais.
Obviamente que a alimentação é a parte mais importante desta rotina, mas não podemos dispensar o treino.
SUGESTÕES IMPORTANTES
REFORCE O TREINO DE CARDIO!
É uma excelente opção para perder massa gorda e definir o corpo. Não comece logo a fazer muito tempo é preferível que faça um treino mais curto com diversas intensidades. Por exemplo, um treino de Hiit (high intensity interval training) de 15 minutos que mesmo depois em repouso, queima calorias.
PRIMEIRO MUSCULAÇÃO DEPOIS CARDIO
O treino de musculação utiliza açúcares como fonte energia principal, por isso deverás fazê-lo primeiro. Ao terminares com cardio e uma vez que já gastaste as reservas de glicogénio garantes que consomes mais gordura.
FAÇA EXERCÍCIOS DIVERSOS
É importantíssimo que trabalhe todas as partes do corpo.
Exercícios que envolvam vários grupos musculares assim aumenta o gasto calórico ao mesmo tempo que ajudam na perda de massa gorda e aumento da definição corporal.